A melhor Quaresma de sempre

À grande e à americana

Certo sociólogo francês — peço desculpa mas não consigo precisar o nome apesar das muitas tentativas em encontrá-lo através do Google — diz que quando um político faz uma promessa quem se compromete é o público que o escuta.

Mas não é a política que me traz aqui, mas uma promessa. Imagina que alguém te promete a melhor Quaresma de sempre. Sim, a melhor Quaresma de sempre. Leste bem! E ao contrário do que acontece com tantas promessas que por aí se fazem, aqui cumpre-se. E como se isto fosse pouco, a tal promessa que é realidade vem-nos da terra do Trump. Talvez esta referência agora tenha sido abusiva. Anyway. Best Lent Ever, a morar em www.dynamiccatholic.com/bestlentever, dá-te tudo o que de melhor um site católico te pode oferecer para poderes viver a Quaresma. Só há um pequeno problema (just a small problem). É mesmo isso o que estás a pensar, é todo ele em inglês. Mas se aprender inglês e/ou melhorar o inglês for um propósito quaresmal, este é o teu site quaresmal.

O que podes encontrar neste site? Diariamente pequenos vídeos inspiracionais do Matthew Kelly e da equipa Dynamic Catholic1. Basta para isso subscrever a newsletter. Mas ainda que não o faças, podes ir diretamente ao site. O vídeo é acompanhado de transcrição — o que ajuda imenso caso o teu inglês seja nível 0.1 — e dicas práticas (practical tips), tais como: o foco (focus) da reflexão numa frase, uma proposta de ação (act) e uma pequeníssima oração (pray). Se pretendes aprofundar o tema tens ainda mais um vídeo que conta com reflexão e experiência pessoal de um membro da equipa Dynamic Catholic. Por fim, é-te colocada uma questão e convidado a partilhar as tuas reflexões, oração, questões no fórum.

Mas há mais! Há uma secção com orações e uma que é a cereja em cima do bolo: a de recursos/subsídios pastorais. E aqui é à grande e à americana, e gratuito. Temos um guia de estudo que se pode descarregar gratuitamente, flyers, posters, business cards (!), um guia do programa, um anúncio já escrito para ser feito pelo pároco — como os padres gostam disto — boletins, newsletters e até emails, tudo personalizável . Calma, ainda não acabou. Eu avisei que é à americana! Há todo um conjunto de peças gráficas concebidas para serem partilhadas no Facebook (cover e outras imagens), Twitter (cover e outras imagens) Instagram, e Pinterest. Last but not least, recursos para a comunicação social.

Quaresma há muitas, mas esta promete ser a melhor de sempre. Mas isso depende de ti2.


  1. Sobre o Matthew e o projecto Dynamic Catholic haveis de compreender mais tarde. Fica a promessa de um artigo.
  2. Para os francófonos. O jornal francês La Croix, quotidiano de inspiração católica, apresenta algumas propostas em https://goo.gl/9zsZrr.

Marcações: Comunicação e Media

Cristo Jovem - Pastoral Juvenil, comunicação e evangelização

Juventude que acredita!
Segue-nos em

LECT'YO