Quarta-feira XVIII do Tempo Comum

Evangelho Mt. 15, 21-28

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, Jesus retirou-Se para os lados de Tiro e Sidónia. Então, uma mulher cananeia, vinda daqueles arredores, começou a gritar: «Senhor, Filho de David, tem compaixão de mim. Minha filha está cruelmente atormentada por um demónio». Mas Jesus não lhe respondeu uma palavra. Os discípulos aproximaram-se e pediram-Lhe: «Atende-a, porque ela vem a gritar atrás de nós». Jesus respondeu: «Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel». Mas a mulher veio prostrar-se diante d’Ele, dizendo: «Socorre-me, Senhor». Ele respondeu: «Não é justo que se tome o pão dos filhos para o lançar aos cachorrinhos». Mas ela insistiu: «É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa de seus donos». Então Jesus respondeu-lhe: «Mulher, é grande a tua fé. Faça-se como desejas». E, a partir daquele momento, a sua filha ficou curada.

Palavra da salvação.


Lectio

O Evangelho de hoje pede que o leias com calma... Uma mulher, Jesus, e uma jovem atormentada por um demónio... Lê novamente... Uma mulher, Jesus, e uma prova de Fé!

Meditatio

Imaginamos sempre Jesus a curar os doentes e os atormentados sem descriminação, mas nesta passagem parece que Jesus adota uma postura mais fechada ao dizer «Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel». Parece... Mas na verdade este é um Evangelho sobre Fé e sobre uma mulher que, embora sendo cananeia, reconhece em Jesus o Messias, filho de Deus. Jesus não recusa a cura à sua filha, mas também não pode salvar quem nele não crê. No final diz-nos «...é grande a tua fé. Faça-se como desejas». Que nos sirva sempre como lema de vida.

Oratio

Chegou a altura de conversares com Deus, abre-lhe o coração e fala abertamente com Ele sobre aquilo que meditaste antes.

Contemplatio

Quando quiseres, termina este tempo de oração a partir da Sagrada Escritura, sentindo o amor de Jesus a tocar o teu coração.

Marcações: Lect'Yo

Imprimir Email

Cristo Jovem - Pastoral Juvenil, comunicação e evangelização

Juventude que acredita!
Segue-nos em

LECT'YO