Terça-feira XXVI do Tempo Comum

Evangelho Lc. 9, 51-56

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Aproximando-se os dias de Jesus ser levado deste mundo, dirigiu-Se resolutamente para Jerusalém e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram numa povoação de samaritanos, a fim de lhe prepararem hospedagem. Mas não o receberam, porque ia a caminho de Jerusalém. Vendo isto, os discípulos Tiago e João disseram: «Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma?» Mas Ele, voltando-se, repreendeu-os. E foram para outra povoação.

Palavra da salvação.


Lectio

Dois aspectos há a ter em conta no Evangelho de hoje: 1.º) o facto de Jesus ter consciência de que a sua morte está próxima e, por isso, dirigir-se a Jerusalém; 2.º) a repreensão feita aos dois discípulos por estes quererem a vingança para o povo dos samaritanos por estes não terem recebido Jesus. Jesus demonstra uma vez mais o amor e a misericórdia mesmo àqueles que não O recebem.

Meditatio

Tu segues o exemplo dos discípulos ou o do Mestre? Mostras misericórdia e amor àqueles que te tratam mal?

Oratio

Chegou a altura de conversares com Deus, abre-lhe o coração e fala abertamente com ele sobre aquilo que meditaste antes.

Contemplatio

Quando quiseres, termina este tempo de oração a partir da Sagrada Escritura, tentando ser misericordioso para com todos os que te rodeiam, mostrando assim que o teu Mestre é Jesus.

Marcações: Lect'Yo

Imprimir Email

Cristo Jovem - Pastoral Juvenil, comunicação e evangelização

Juventude que acredita!
Segue-nos em

LECT'YO