Dedicação da Basílica de Latrão – Festa

Evangelho Jo. 2, 13-22

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. Encontrou no templo os vendedores de bois, de ovelhas e de pombas e os cambistas sentados às bancas. Fez então um chicote de cordas e expulsou-os a todos do templo, com as ovelhas e os bois; deitou por terra o dinheiro dos cambistas e derrubou-lhes as mesas; e disse aos que vendiam pombas: «Tirai tudo isto daqui; não façais da casa de meu Pai casa de comércio». Os discípulos recordaram-se do que estava escrito: «Devora-me o zelo pela tua casa». Então os judeus tomaram a palavra e perguntaram-Lhe: «Que sinal nos dás de que podes proceder deste modo?». Jesus respondeu-lhes: «Destruí este templo e em três dias o levantarei». Disseram os judeus: «Foram precisos quarenta e seis anos para construir este templo e Tu vais levantá-lo em três dias?». Jesus, porém, falava do templo do seu Corpo. Por isso, quando Ele ressuscitou dos mortos, os discípulos lembraram-se do que tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra de Jesus.   

Palavra da salvação.


Lectio

O templo terreno e o templo que é o Corpo de Cristo são para ser respeitados e livres de toda a ignomínia. Cabe-nos a nós expurgá-los de todo o pecado e ofensas. O templo terreno não é sítio de negócio mas de adoração ao Pai; o templo que é o Corpo de Cristo pode ser constantemente destruído mas é também constantemente levantado pela fé, pela esperança e pelo amor. Cristo, ainda que Senhor do Tempo e do Mundo, precisa de nós humanos para que o Seu Corpo se mantenha levantado pelos séculos.

Meditatio

Em que posso eu melhorar para fazer chegar aos outros a minha crença de que Cristo está realmente vivo e entre nós?

Oratio

Chegou a altura de conversares com Deus, abre-lhe o coração e fala abertamente com Ele sobre aquilo que meditaste antes.

Contemplatio

Quando quiseres, termina este tempo de oração a partir da Sagrada Escritura, assumindo o compromisso, pedido pelo Santo Padre Francisco, de ter o “sonho missionário de chegar a todos” de modo a que todos conheçam o Cristo Ressuscitado.

Marcações: Lect'Yo

Imprimir Email

Cristo Jovem - Pastoral Juvenil, comunicação e evangelização

Juventude que acredita!
Segue-nos em

LECT'YO