Quarta-feira XXXII do Tempo Comum

Evangelho Lc. 17, 11-19

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, indo Jesus a caminho de Jerusalém passava entre a Samaria e a Galileia. Ao entrar numa aldeia, dez homens leprosos vieram ao seu encontro; mantendo-se à distância, gritaram, dizendo: «Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós!» Ao vê-los, disse-lhes: «Ide e mostrai-vos aos sacerdotes.» Ora, enquanto iam a caminho, ficaram purificados. Um deles, vendo-se curado, voltou, glorificando a Deus em voz alta; caiu aos pés de Jesus com a face em terra e agradeceu-lhe. Era um samaritano. Tomando a palavra, Jesus disse: «Não foram dez os que ficaram purificados? Onde estão os outros nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?» E disse-lhe: «Levanta-te e vai. A tua fé te salvou.»

Palavra da salvação.


Lectio

Ao purificar dez leprosos, apenas um soube voltar atrás e agradecer a Deus a bênção que lhe tinha sido concedida. Apenas um estrangeiro, que não pertencia ao Povo de Deus. Assim, Jesus ao dizer “A tua fé te salvou”, mostra que Deus não é exclusivo de uma nação ou de um povo mas de todos aqueles que acreditarem n’Ele e o louvarem.

Meditatio

Sabes que o verdadeiro Povo de Deus é aquele que acredita em Deus Pai, Filho e Espírito Santo? Aquele que forma a Igreja criada por Jesus?

Oratio

Chegou a altura de conversares com Deus, abre-lhe o coração e fala abertamente com ele sobre aquilo que meditaste antes.

Contemplatio

Quando quiseres, termina este tempo de oração a partir da Sagrada Escritura, sentindo todos os nossos irmãos como Povo de Deus.

Marcações: Lect'Yo

Imprimir Email

Cristo Jovem - Pastoral Juvenil, comunicação e evangelização

Juventude que acredita!
Segue-nos em

LECT'YO