Advento: Quatro semanas iluminadas

Durante as quatro semanas do Advento, vamos preparando aspectos diferentes da tamanha vinda.

As duas primeiras semanas centram-se na espera da vinda de Jesus e da necessidade de prepararmos os caminhos para essa tão triunfante chegada, através de uma permanente atitude de conversão. Já na terceira semana é pronunciada a alegria messiânica da, cada vez mais próxima, chegada do Senhor. Por fim, a quarta semana invoca Maria como o exemplo de espera e perseverança e o seu papel como figura fulcral para a Boa Nova.

Nesta paciente espera, predomina a atitude de purificação como preparação para receber Jesus. O carácter penitencial da conversão é reforçado pela cor roxa nos altares e nos paramentos do sacerdote, partir do Domingo mais próximo do dia 30 de Novembro até ao dia 24. Este é o primeiro tempo do ano litúrgico.

Nos domingos do Advento, existe o costume das famílias e comunidades fazer a sua coroa de advento. Esta é feita com ramos verdes em círculo e com quatro velas ou círios que se acendem um após o outro nos quatro domingos até ao Natal. A forma circular representa a eternidade e a sua cor verde remete-nos para a esperança e vida. Em algumas coroas, podemos ver ainda, uma fita vermelha, simbolizando o amor de Deus pela Humanidade.

A Coroa tem origem na Europa. Algumas teorias defendem a sua proximidade com a prática dos bárbaros acenderem velas pedindo a luz do sol para os aquecer. Quando os primeiros missionários católicos criaram comunidades no norte da Europa, partiram dos costumes daquelas regiões para os orientar nas fé e liturgia cristã. Apesar de ser criada cedo, a sua difusão é tardia e recente. Talvez, só no século XIX e, sobretudo com a I Guerra Mundial, é que vemos esta tradição um pouco por todas as comunidades cristãs.

Hoje, todas as Comunidades Cristãs se propõem a fazerem um percurso carregado de simbolismo durante estas quatro semanas, marcando cada uma com o momento ritual do acender da vela a que corresponde, ajudando assim a celebrar este tempo de espera e perseverança para a Boa Nova que, tão ansiada, chega na noite de Natal.

Marcações: Formação, Advento

Imprimir Email

Cristo Jovem - Pastoral Juvenil, comunicação e evangelização

Juventude que acredita!
Segue-nos em

LECT'YO