Panamá 2019

7 coisas que já sabemos sobre a JMJ Panamá 2019

0
0
0
s2sdefault

À medida que o tempo passa, ficamos a saber mais informações sobre a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude.

Para que fiques a par de todas as novidades facilmente, reunimos para ti tudo o que já se sabe sobre a JMJ Panamá 2019.

Local e datas

Foi a primeira informação a ser revelada e uma das mais importantes. A JMJ Panamá 2019 será realizada, obviamente, na cidade do Panamá de 22 a 27 de janeiro. Embora conscientes de que a data escolhida poderá impedir muitos jovens de estar presentes, as razões climatéricas prevaleceram e ditaram a escolha do mês de Janeiro.

Tema

Para esta Jornada Mundial da Juventude, o Papa Francisco voltou a propor uma caminha de 3 anos sob a temática mariana, dando continuidade ao tríodo proposto anteriormente, centrado nas bem-aventuranças:
2017 – “O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas”
2018 – “Não temas, Maria, porque encontrastes graça diante de Deus”
2019 – “Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”

Os três temas agora apresentados dão a este itinerário de preparação, uma forte conotação mariana sublinhando ao mesmo tempo uma imagem de juventude em caminho entre o passado (2017), o presente (2018) e o futuro (2019), animada pelas três virtudes teologais: fé, caridade e esperança.

Logótipo

O logótipo, em forma de coração, estão representados o mapa do Panamá com o seu famoso canal, a cruz peregrina e a imagem de Nossa Senhora com uma coroa de cinco pontos.
Segundo a autora, a jovem Ambar Calvo, o Canal simboliza o caminho do peregrino que descobre em Maria o meio para se encontrar com Jesus. O mapa representa o local de acolhimento e os pontos na coroa de Maria os peregrinos de cada continente.

Hino

É alegre, cheio de ritmo e maravilhoso! “Hágase en mí según tu palabra” foi apresentado no dia 3 de julho. O título é uma referência direta ao tema da Jornada “He aquí la sierva del Señor, hágase en mí según tu palabra” (Lc 1, 38), ou em português, “Eis a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. Escrito e composto por Abdiel Jiménez, o hino foi escolhido de uma seleção de 56 propostas recebidas.

Atos Centrais

Os atos centrais voltam a ter lugar à beira-mar e realizar-se-ão na chamada “Cinta Costeira” da cidade, banhada pelo oceano pacífico.
A escolha teve em conta os requerimentos do Papa Francisco e do Serviço de Segurança do Vaticano. Além disso, as principais conferências episcopais consideraram que, visualmente, a “Cinta Costeira” seria o melhor espaço. No entanto, outros locais também acolherão atividades da Jornada.

Novo site

Foi também apresentado e colocado online, o novo site da JMJ Panamá 2019. Disponível em 5 idiomas (espanhol, português, francês, inglês e italiano), o novo site tem ainda poucos conteúdos mas conta já com uma contagem regressiva para o evento e uma vídeo mensagem do Papa Francisco, entre outros conteúdos.

Organização espera 400 mil pessoas

São esperados cerca de 375 mil jovens inscritos para esta edição da Jornada Mundial da Juventude, constituindo cerca de dois terços dos jovens inscritos na última edição que teve lugar em Cracóvia, Polónia. Estas variações de números são normais tendo em conta o local e altura em que se realizam, não estando diretamente relacionadas com o sucesso ou aceitação do evento junto dos jovens.

Imprimir Email

icone redondo

Juventude que acredita!
Segue-nos em

LECT'YO

Copyright © Cristo Jovem  |  Powered by Wok Design