Igreja quer levar 15 mil a Madrid

0
0
0
s2sdefault
O Director do Departamento Nacional de Pastoral Juvenil (DNPJ) expressou este fim-de-semana a vontade de que sejam, pelo menos, 15 mil jovens portugueses a participar nas próximas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), que irão decorrer em Madrid, no ano de 2011.

O Pe. Pablo Lima falava durante o Conselho Nacional de Pastoral Juvenil, em Fátima, que contou com a presença de 16 Dioceses e 18 Movimentos e Congregações de âmbito juvenil.

Segundo este responsável, estão a ser estudadas formas de apoio efectivo aos participantes, quer durante a preparação, quer durante a Jornada, bem como a possibilidade de levar a cabo um encontro específico para portugueses durante as JMJ, com “uma participação muito especial de todos os Bispos portugueses”.

Para falar sobre estas JMJ, esteve em Fátima o Pe. Javier Igea, director do Departamento Nacional de Pastoral Juvenil Espanhola e membro do comité organizador. Aos presentes, o sacerdote espanhol falou da vinda da cruz das JMJ a Portugal, no mês de Agosto de 2010, e da possibilidade das dioceses portuguesas poderem acolher grupos de peregrinos.

O encontro contou com a presença dos Bispos da Comissão Episcopal para o Laicado e Família: D. António Carrilho, D. Ilídio Leandro e D. Amândio Tomaz.

Em cima da mesa esteve ainda a realização do “Fátima Jovem 2010”, uma das iniciativas com mais visibilidade no panorama da pastoral juvenil no nosso país.

Em comunicado enviado à Agência Ecclesia, o DNPJ assinala que “a realização do Fátima Jovem em nada põe em causa a mobilização dos jovens por parte das dioceses, para a visita do Santo Padre, em Maio”. O modelo deste ano, que será concretizado pela equipa permanente do DNPJ, e apresentado e discutido na reunião de responsáveis de serviços diocesanos (Março de 2010).
icone redondo

Juventude que acredita!
Segue-nos em

LECT'YO

Copyright © Cristo Jovem  |  Powered by Wok Design