Terça-feira IV da Quaresma

Evangelho Jo. 5, 1-16

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, por ocasião de uma festa dos judeus, Jesus subiu a Jerusalém. Existe em Jerusalém, junto à porta das ovelhas, uma piscina, chamada, em hebraico, Betsatá, que tem cinco pórticos. E neles jaziam numerosos doentes, cegos, coxos e paralíticos. Estava ali também um homem, enfermo havia trinta e oito anos. Ao vê-lo deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, Jesus perguntou-lhe: "Queres ser curado?" O enfermo respondeu-Lhe: "Senhor, não tenho ninguém que me introduza na piscina, quando a água é agitada; enquanto eu vou, outro desce antes de mim". Disse-lhe Jesus: "Levanta-te, toma a tua enxerga e anda". No mesmo instante o homem ficou são, tomou a sua enxerga e começou a caminhar. Ora aquele dia era sábado. Diziam os judeus àquele que tinha sido curado: "Hoje é sábado: não podes levar a tua enxerga". Mas ele respondeu-lhes: "Aquele que me curou disse-me: 'Toma a tua enxerga e anda'". Perguntaram-lhe então: "Quem é que te disse: 'Toma a tua enxerga e anda'". Mas o homem que tinha sido curado não sabia quem era, porque Jesus tinha-Se afastado da multidão que estava naquele local. Mais tarde, Jesus encontrou-o no templo e disse-lhe: "Agora estás são. Não voltes a pecar, para que não te suceda coisa pior". O homem foi então dizer aos judeus que era Jesus quem o tinha curado. Desde então os judeus começaram a perseguir Jesus, por fazer isto num dia de sábado.

Palavra da salvação.


Lectio

Jesus, ao curar ao sábado, ensina que é mais importante o amor e a solidariedade para com o próximo do que as leis, mesmo não negligenciando estas. No que Jesus insiste é no facto de as leis de Deus terem sido feitas para que os homens amem a Deus e o próximo e não para as usar como leis castradoras e cruéis para com os irmãos.

Meditatio

Percebes a novidade que Jesus vem trazer a todo o mundo, pondo a tónica no nosso irmão mais necessitado de ajuda e de amor?

Oratio

Chegou a altura de conversares com Deus, abre-lhe o coração e fala abertamente com ele sobre aquilo que meditaste antes.

Contemplatio

Quando quiseres, termina este tempo de oração a partir da Sagrada Escritura, sabendo que nada há de mais importante do que o amor a Deus e ao próximo como a nós mesmos.

Marcações: Lect'Yo, Ano B

Imprimir

Cristo Jovem - Pastoral Juvenil, comunicação e evangelização

Juventude que acredita!
Segue-nos em

LECT'YO