Terça-feira da XIII semana do TC

EVANGELHO Mt 8, 23-27

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, Jesus subiu para o barco e os discípulos acompanharam-n'O. Entretanto, levantou-se no mar tão grande tormenta que as ondas cobriam o barco. Jesus dormia. Aproximaram-se os discípulos e acordaram-n'O, dizendo: «Salva-nos, Senhor, que estamos perdidos». Disse-lhes Jesus: «Porque temeis, homens de pouca fé?». Então levantou-Se, falou imperiosamente ao vento e ao mar e fez-se grande bonança. Os homens ficaram admirados e disseram: «Quem é este homem, que até o vento e o mar Lhe obedecem?».

Palavra da salvação.


 

Concentra-te e faz o sinal de cruz para iniciares a leitura orante de hoje. Não te esqueças de invocar o Espírito Santo, com a oração que te demos como exemplo ou com uma oração pessoal. Seja de que maneira for, é importante que o faças. Com a ajuda do Espírito de Deus, mais facilmente entrarás nos mistérios da Sua Palavra.

Lectio

Lê, uma primeira vez, o Evangelho de hoje, de forma descontraída mas concentrada. Não te preocupes em fazer uma análise do texto (não é este o objectivo!); lê-o tendo em conta que é Deus que te fala, a ti pessoalmente. Depois, lê mais uma ou duas vezes (ou as vezes que quiseres) e tem em atenção, principalmente, a estas coisas: a acção, as personagens que surgem neste excerto e o diálogo que travam entre elas. Facilmente identificas estes pormenores. Os discípulos sentem medo ao verem Jesus dormir calmamente durante uma tempestade. Não acreditam que o seu Senhor os ajudaria mesmo estando a dormir e por isso Jesus lhes chama "homens de pouca fé". Depois, falando ao vento e ao mar, Jesus acalma a tempestade. Os discípulos espantam-se e ainda se questionam quem será aquele homem.

Meditatio

Agora, medita sobre a Palavra que acabaste de ler e reflecte sobre o que Ela te diz neste exacto momento da tua vida. É uma meditação muito pessoal e eu pouco posso ajudar neste passo. Reflecte principalmente sobre a tua postura em relação a Jesus no meio das tempestades da tua vida. Sabemos que nem sempre é fácil, quando algo de muito mal acontece ou algum grande sofrimento se abate sobre nós ou sobre aqueles que amamos, mantermo-nos fiéis ao dom da fé.

Oratio

Chegou a altura de conversares com Deus, abre-lhe o coração e fala abertamente com ele sobre aquilo que meditaste antes.

Contemplatio

Agora coloca-te numa posição de adoração e agradecimento ao Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Deixa-te estar, humildemente, e esforça-te por sentir a Sua presença. Entrega-te a este momento de adoração. Quando quiseres, termina este tempo de oração a partir da Sagrada Escritura, levando contigo a certeza de que Deus e Jesus estiveram e estarão sempre presentes na tua vida.

Marcações: Lectio Divina, Oração, Lect'Yo, Ano A

Imprimir

Cristo Jovem - Pastoral Juvenil, comunicação e evangelização

Juventude que acredita!
Segue-nos em

LECT'YO