Terça-feira XXVIII do Tempo Comum

Evangelho Lc. 11, 37-41

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas


Naquele tempo, depois de Jesus ter falado, um fariseu convidou-O para almoçar na sua casa; Jesus entrou e pôs-se à mesa. O fariseu admirou-se de que Ele não se tivesse lavado antes da refeição. 
O Senhor disse-lhe: «Vós, os fariseus, limpais o exterior do copo e do prato, mas o vosso interior está cheio de rapina e de maldade. Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? Antes, dai esmola do que possuís, e para vós tudo ficará limpo. 

Palavra da salvação.


Lectio

Jesus uma vez mais chama a atenção para o que realmente importa aos olhos de Deus: de facto, não são os preceitos judaicos sobre o exterior mas sim um interior limpo e íntegro. De que interessa lavar as mãos antes das refeições se o coração e o espírito continuam sujos e cheios de maldade? O mesmo se aplica a todo o tipo de acções que servem só para serem vistas em detrimento do que realmente se faz com o coração puro.

Meditatio

Tu distingues o que é aparente do que é feito de coração limpo, puro e desinteressado?

Oratio

Chegou a altura de conversares com Deus, abre-lhe o coração e fala abertamente com ele sobre aquilo que meditaste antes.

Contemplatio

Quando quiseres, termina este tempo de oração a partir da Sagrada Escritura, fazendo por manter um interior íntegro, puro e limpo à semelhança do exterior.

Marcações: Lect'Yo, Ano A

Imprimir

Cristo Jovem - Pastoral Juvenil, comunicação e evangelização

Juventude que acredita!
Segue-nos em

LECT'YO