São Lucas, Evangelista – Festa

Evangelho Lc. 10, 1-9

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, o Senhor designou setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois, à sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir. Disse-lhes: «A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, portanto, ao dono da messe que mande trabalhadores para a sua messe. Ide! Envio-vos como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem alforge, nem sandálias; e não vos detenhais a saudar ninguém pelo caminho. Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: 'A paz esteja nesta casa!' E, se lá houver um homem de paz, sobre ele repousará a vossa paz; se não, voltará para vós. Ficai nessa casa, comendo e bebendo do que lá houver, pois o trabalhador merece o seu salário. Não andeis de casa em casa. Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei do que vos for servido, curai os doentes que nela houver e dizei-lhes: 'O Reino de Deus já está próximo de vós.' 

Palavra da salvação.


Lectio

O Evangelho fala-nos dos discípulos enviados a espalhar a Boa Nova. Hoje, celebramos a festa de São Lucas, escritor do terceiro Evangelho e dos Actos dos Apóstolos. Na escrita, encontrou Lucas a sua forma de evangelizar. Deu-nos a conhecer, ao pormenor, os mistérios do Nascimento de Jesus e a actividade da Igreja Primitiva.

Meditatio

Medita nas funções que os primeiros discípulos da Igreja tinham em comparação àquilo que fazemos hoje.

Oratio

Chegou a altura de conversares com Deus, abre-lhe o coração e fala abertamente com ele sobre aquilo que meditaste antes.

Contemplatio

Quando quiseres, termina este tempo de oração a partir da Sagrada Escritura, rezando a São Lucas, agradecendo-lhe os testemunhos de suma importância para a edificação e preservação do cristianismo.

Marcações: Lect'Yo, Ano A

Imprimir

Cristo Jovem - Pastoral Juvenil, comunicação e evangelização

Juventude que acredita!
Segue-nos em

LECT'YO