Quinta-feira XXVIII do Tempo Comum

Evangelho Lc. 11, 47-54

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas


Naquele tempo, disse o Senhor aos doutores da lei: «Ai de vós, que edificais os túmulos dos profetas, quando os vossos pais é que os mataram! Assim, dais testemunho e aprovação aos actos dos vossos pais, porque eles mataram-nos e vós edificais-lhes sepulcros. Por isso mesmo é que a Sabedoria de Deus disse: 'Hei-de enviar-lhes profetas e apóstolos, a alguns dos quais darão a morte e a outros perseguirão, a fim de que se peça contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo, desde o sangue de Abel até ao sangue de Zacarias, que pereceu entre o altar e o santuário.' Sim, Eu vo-lo digo, serão pedidas contas a esta geração. 
Ai de vós, doutores da Lei, porque vos apoderastes da chave da ciência: vós próprios não entrastes e impedistes a entrada àqueles que queriam entrar!» 
Quando saiu dali, os doutores da Lei e os fariseus começaram a pressioná-lo fortemente com perguntas e a fazê-lo falar sobre muitos assuntos, armando-lhe ciladas e procurando apanhar-lhe alguma palavra para o acusarem. 

Palavra da salvação.


Lectio

Os doutores da lei são acusados por Jesus de várias coisas, entra elas de se terem apoderado do conhecimento sobre e das coisas de Deus, de não as cumprirem e de não deixarem cumprir quem assim o desejava. Forte acusação. Os doutores da lei e os fariseu começavam a conspirar contra Jesus para o conseguirem prender.

Meditatio

Quando não segues o que Jesus nos pediu, levas os outros a fazer o mesmo? Ou, pelo contrário, partilhas como é bom seguir o que Jesus nos ensinou?

Oratio

Chegou a altura de conversares com Deus, abre-lhe o coração e fala abertamente com ele sobre aquilo que meditaste antes.

Contemplatio

Quando quiseres, termina este tempo de oração a partir da Sagrada Escritura, comprometendo-te a evangelizar alguém, mostrando-lhe que o Espírito Santo actua através de ti.

Marcações: Lect'Yo, Ano A

Imprimir

Cristo Jovem - Pastoral Juvenil, comunicação e evangelização

Juventude que acredita!
Segue-nos em

LECT'YO