Quinta-feira XXIX do Tempo Comum

Evangelho Lc. 12, 49-53

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Eu vim lançar fogo sobre a terra; e como gostaria que ele já se tivesse ateado! Tenho de receber um baptismo, e que angústias as minhas até que ele se realize! Julgais que Eu vim estabelecer a paz na Terra? Não, Eu vo-lo digo, mas antes a divisão. Porque, daqui por diante, estarão cinco divididos numa só casa: três contra dois e dois contra três; vão dividir-se: o pai contra o filho e o filho contra o pai, a mãe contra a filha e a filha contra a mãe, a sogra contra a nora e a nora contra a sogra.»

Palavra da salvação.


Lectio

Jesus não é mentiroso, falso. Ele não esconde nada e por isso informa a todos que O escutam que a sua chegada não trouxe paz ao mundo. O Deus Filho sabe que a sua vinda não é sinónimo de uma automática concórdia entre todos mas antes uma divisão entre todos. Ele é motivo de discórdia na humanidade, mesmo não o querendo.

Meditatio

Que fazes tu para mudar esta profecia de Cristo? O que fazes para que o amor seja predominante nas relações humanas em vez da guerra e da violência?

Oratio

Chegou a altura de conversares com Deus, abre-lhe o coração e fala abertamente com ele sobre aquilo que meditaste antes.

Contemplatio

Quando quiseres, termina este tempo de oração a partir da Sagrada Escritura, comprometendo-te a amar e a levar um pouco da paz de Cristo aos irmãos que te rodeiam.

Marcações: Lect'Yo, Ano A

Imprimir

Cristo Jovem - Pastoral Juvenil, comunicação e evangelização

Juventude que acredita!
Segue-nos em

LECT'YO