Sexta-feira XXIX do Tempo Comum

Evangelho Lc. 12, 54-59

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, dizia Jesus à multidão: «Quando vedes uma nuvem levantar-se do poente, dizeis logo: 'Vem lá a chuva'; e assim sucede. E quando sopra o vento sul, dizeis: 'Vai haver muito calor'; e assim acontece. Hipócritas, sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu; como é que não sabeis reconhecer o tempo presente?» «Porque não julgais por vós mesmos, o que é justo? Por isso, quando fores com o teu adversário ao magistrado, procura resolver o assunto no caminho, não vá ele entregar-te ao juiz, o juiz entregar-te ao oficial de justiça e o oficial de justiça meter-te na prisão. Digo-te que não sairás de lá, antes de pagares até ao último centavo.» 

Palavra da salvação.


Lectio

Jesus exorta a que se resolvam as desavenças sem ir até às últimas consequências. As situações de discórdia devem ser resolvidas, conversando e sabendo perdoar o outro.

Meditatio 

Tu, quando te sentes culpado por algo perante alguém, sabes conversar e pedir perdão? Sabes também perdoar alguém que te tenha feito algum mal ou que tenha tido uma atitude menos correcta contigo?

Oratio

Chegou a altura de conversares com Deus, abre-lhe o coração e fala abertamente com ele sobre aquilo que meditaste antes.

Contemplatio

Quando quiseres, termina este tempo de oração a partir da Sagrada Escritura, pedindo ao Messias que te dê o dom de pedir perdão e de saber perdoar.

Marcações: Lect'Yo, Ano A

Imprimir

Cristo Jovem - Pastoral Juvenil, comunicação e evangelização

Juventude que acredita!
Segue-nos em

LECT'YO