S. Simão e S. Judas, Apóstolos – Festa

Evangelho Lc. 6, 12-19

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naqueles dias, Jesus subiu ao monte para rezar e passou a noite em oração a Deus. Quando amanheceu, chamou os discípulos e escolheu doze entre eles, a quem deu o nome de apóstolos: Simão, a quem deu também o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu, Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado o Zelota; Judas, irmão de Tiago, e Judas Iscariotes, que veio a ser o traidor. Depois desceu com eles do monte e deteve-Se num sítio plano, com numerosos discípulos e uma grande multidão de pessoas de toda a Judeia, de Jerusalém e do litoral de Tiro e de Sidónia. Tinham vindo para ouvir Jesus e serem curados das suas doenças. Os que eram atormentados por espíritos impuros também ficavam curados. Toda a multidão procurava tocar Jesus, porque saía d’Ele uma força que a todos sarava.

Palavra da salvação.


Lectio

Jesus retira-se para orar. É um hábito recorrente que os evangelistas nos narram. Não é de menos importância constatarmos a duração desta oração: toda a noite. Se tivermos em conta alguns místicos - como São João da Cruz, no qual o tema da noite (espiritual) é recorrente - podemos encontrar algo de interessante. Que Jesus tenha orado na noite, persistido, confiado: ter tido fé, fé verdadeira, até ao despontar da aurora.

Meditatio

Como tem sido a nossa oração com Deus? Como se tem caracterizado?

Oratio

Chegou a altura de conversares com Deus, abre-lhe o coração e fala abertamente com Ele sobre aquilo que meditaste antes.

Contemplatio

Quando quiseres, termina este tempo de oração a partir da Sagrada Escritura, pedindo a intercessão de S. Simão e de S. Judas para que a nossa oração se mantenha firme, confiante e constante.

Marcações: Lect'Yo, Ano A

Imprimir

Cristo Jovem - Pastoral Juvenil, comunicação e evangelização

Juventude que acredita!
Segue-nos em

LECT'YO