Baptismo do Senhor – Festa

Evangelho Mc. 1, 7-11

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, João começou a pregar dizendo: «Depois de mim vai chegar outro que é mais forte do que eu, diante do qual não sou digno de me inclinar para lhe desatar as correias das sandálias. Eu baptizo-vos na água, mas Ele baptizar-vos-á no Espírito Santo» Por aqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi baptizado por João no Jordão. Quando saía da água, viu serem rasgados os céus e o Espírito descer sobre Ele como uma pomba. E do céu veio uma voz: «Tu és o meu Filho muito amado, em ti pus todo o meu agrado.»

Palavra da salvação.


Lectio

Hoje termina o tempo do Natal e termina com a festa do Baptismo do Senhor que nos lembra o nosso próprio Baptismo e naquilo que nos torna: Filhos de Deus por intervenção do Espírito Santo. As palavras do Pai dirigidas à pessoa de Jesus são aquilo que o mesmo Pai poderia dizer cada vez que um de nós é baptizado. Não o faz porque nós já sabemos, desde há pelo menos cerca de 2000 anos, que somos amados por Deus, que fomos salvos por Ele, na pessoa do Seu Filho, ao morrer por nós crucificado.

Meditatio

Reflecte no que significa o facto de seres baptizado. Que importância tem para ti? Tens noção de que a partir desse mesmo dia passaste de criatura de Deus a Filho de Deus?

Oratio

Chegou a altura de conversares com Deus, abre-lhe o coração e fala abertamente com Ele sobre aquilo que meditaste antes.

Contemplatio

Quando quiseres, termina este tempo de oração a partir da Sagrada Escritura, dando graças ao Pai pelo baptismo que os teus pais te quiseram dar para que te tornasses filho de Deus.

Marcações: Lect'Yo, Ano B

Imprimir

Cristo Jovem - Pastoral Juvenil, comunicação e evangelização

Juventude que acredita!
Segue-nos em

LECT'YO