Quinta-feira III do Tempo do Pascal

Evangelho Jo. 6, 44-51

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Ninguém pode vir a Mim, se o Pai, que Me enviou, não o trouxer; e Eu ressuscitá-lo-ei no último dia. Está escrito no livro dos Profetas: ‘Serão todos instruídos por Deus’. Todo aquele que ouve o Pai e recebe o seu ensino vem a Mim. Não porque alguém tenha visto o Pai; só Aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. Em verdade, em verdade vos digo: Quem acredita tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. No deserto, os vossos pais comeram o maná e morreram. Mas este pão é o que desce do Céu, para que não morra quem dele comer. Eu sou o pão vivo que desceu do Céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que Eu hei-de dar é a minha carne que Eu darei pela vida do mundo».

Palavra da salvação.


Lectio

Jesus compara o maná dado por Deus aos judeus no deserto consigo que próprio. O primeiro, mesmo que dado por Deus, não fez com que os judeus se salvassem da morte. Contudo, o verdadeiro Pão do Céu, Jesus, veio para dar a vida eterna a todos aqueles que dele comerem. O pão transformado no Seu corpo, na Última Ceia, é o pão que nos salva e nos conduz à vida eterna.

Meditatio

Compreendes agora a importância da Eucaristia e da nossa presença na sua celebração? Nela, nós podemos comer este Pão que o Senhor continuamente nos oferece.

Oratio

Chegou a altura de conversares com Deus, abre-lhe o coração e fala abertamente com ele sobre aquilo que meditaste antes.

Contemplatio

Quando quiseres, termina este tempo de oração a partir da Sagrada Escritura, reflectindo sobre a tua postura perante o Pão da Vida.

Marcações: Lect'Yo, Ano B

Imprimir

Cristo Jovem - Pastoral Juvenil, comunicação e evangelização

Juventude que acredita!
Segue-nos em

LECT'YO