JMJ Cracóvia 2016: Palcos dos Atos centrais começam a ganhar forma

O Campus Misericordiae, local da Vigília e Missa de Encerramento presidida pelo Papa no final da Jornada Mundial da Juventude, no dia 31 de julho, vai começar a receber a montagem do grande palco e altar.

O altar no Campus Misericordiae em Brzegi terá 93 metros de comprimento e 50 metros de largura. A construção inteira, junto com os altares laterais, forma uma área que mede 175m por 57m. O altar é dividido em quatro níveis, mede 8,5m de altura desde a base e a cruz possui 28m.

As imponentes medidas, segundo o Comité Organizador Local (COL), são necessárias devido ao grande número de concelebrantes: mais de mil bispos, sem contar os sacerdotes.

O projeto contempla ainda duas áreas que receberão o coro e a orquestra, além do Festival da juventude que antecederá a Vigília de sábado.

Via-Sacra

jmj2016 palcoviasacra

O altar que está a ser construído no parque de Blonia, local da missa de abertura da JMJ e que também vai receber a festa de acolhimento ao Papa (no dia 28 de julho) e a Via-Sacra (no dia 29), tem dimensões menores.

Possui 63m de comprimento e 30m de largura. A área total da construção mede 145m por 36m. O altar está dividido em três níveis, a altura desde a base é 4,8m e a cruz alcança 30m de altura.

“Gaudí” polaco

Ambas estruturas foram criadas por Stanislaw Niemczyk, conhecido por ser o Gaudí polaco devido aos seus projetos de arquitetura religiosa.

“Serão Igrejas sem muros – disse o arquiteto – que assim podem abraçar o mundo inteiro”.

As cores usadas são as mesmas do logótipo da JMJ: branco, azul e vermelho. A unir ambos altares, a imagem de Jesus Misericordioso, que será o elemento principal para evidenciar a ideia da misericórdia que se destaca do tema da JMJ: “Bem-aventurados os misericordiosos”, extraídos das Bem-aventuranças.

Marcações: Cracóvia 2016

Imprimir