JMJ: Depois de Cracóvia rumamos ao Panamá em 2019?

A poucos dias do início da JMJ Cracóvia 2016, começam já a circular rumores sobre o local da próxima Jornada Mundial da Juventude.

Tudo começou com uma notícia da agência de notícias italiana ANSA que dava conta que a próxima Jornada Mundial da Juventude se realizaria no Panamá, em 2019.

Segundo a ANSA, a proposta foi levada a Francisco pelo cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga, colaborador do Papa e coordenador do "C9", grupo de nove cardeais que estudam a reforma da cúria, e a Arquidiocese do Panamá já estará inclusive a trabalhar na organização do evento.

Tanto a Arquidiocese como o Governo reconhecem que foi feita a candidatura, mas desmentem qualquer confirmação oficial por parte do Vaticano. Num comunicado, o presidente da república refere que “o Panamá tem as portas abertas para o milhares de jovens que virão ao nosso país, caso assim o decida o Vaticano”.

Além do Panamá, diz-se que também Cuba estaria na corrida para receber o evento. Recorde-se que Cuba vive atualmente uma reaproximação com os Estados Unidos que foi mediada pelo Papa num de seus principais trabalhos diplomáticos.

Muito se fala, mas certezas só no próximo dia 31 de Julho quando o Papa anunciar aos milhões de peregrinos presentes na missa de encerramento, qual o local escolhido.

Marcações: Cracóvia 2016

Imprimir