Prémios Kerygma da Música Católica: Prémio Consagração atribuído a Frei Acílio Mendes

O vencedor do Prémio Consagração 2011 é Frei Acílio Mendes, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

Natural de Chão de Couce, Ansião, nascido a 13 Set. 1943, foi ordenado presbítero em 1968 e publicou centenas de cânticos destinados aos Cursos Bíblicos que visam dar a conhecer ao povo a Sagrada Escritura, à promoção vocacional de candidatos à vida religiosa e à evangelização através de missões ao povo.

Os cânticos de Frei Acílio Mendes utilizam habitualmente textos bíblicos ou de inspiração bíblica, estruturados em redondilha maior, tendo como objectivo a divulgação do livro sagrado, missão em que se destaca a Ordem a que pertence.

Caracterizam-se por melodias tonais simples, geralmente harmonizadas em terceiras, com uma estrutura responsorial e textura homofónica.

Frei Acílio ajuda-nos a esquadrinhar as palavras da Bíblia.

Fá-lo ele próprio constantemente e, fiel à sua missão, aprofunda o sentido do texto sagrado para ali descobrir a Palavra que rasga horizontes de futuro. Nas suas composições é a Palavra de Deus que nos interpela a vida, em todos os seus avanços e recuos, alegrias, tristezas, lutas e esperanças.

O Prémio Consagração é atribuído para reconhecer a riqueza de um percurso de vida musical ao serviço da evangelização.

Da vasta obra de Frei Acílio Mendes destacam-se os CDs editados "Festa da Vida", "Jesus Cristo é o Senhor" "Notícia de Amor" e "Paulo de Cristo".

Marcações: Prémios Kerigma

Imprimir