Prémios Kerygma: Prémio Música Litúrgica atribuído a MYSTERIUM CRUCIS

Este Prémio é atribuído com o intuito de destacar a qualidade de um novo trabalho de música litúrgica.

O vencedor do Prémio Música Litúrgica 2011 é a Capela Gregoriana Psalterium, fundada em Janeiro de 1999 como associação sem fins lucrativos e cujo objectivo fundamental é o estudo, a divulgação e a execução do canto gregoriano.

O repertório deste grupo é, pois, fundamentalmente constituído por canto gregoriano, incluindo também polifonia renascentista e contemporânea para vozes iguais masculinas.

Desde Março de 1999, data da primeira apresentação pública, tem-se deslocado a diversas regiões de Portugal Continental e Açores dando numerosos recitais de canto gregoriano e polifonia para vozes iguais, bem como animado celebrações litúrgicas (Missa e Vésperas) em canto gregoriano e canto hispânico. O coro aborda, em paralelo, outro tipode repertório coral sacro, quer da polifonia clássica, quer da música contemporânea.

Entre muitos outros eventos, a Capela Gregoriana Psalterium participou no II e III Encontros de Canto Gregoriano em Bragança (2001 e 2003), e deu recitais no âmbito das Semanas de Estudos Gregorianos (2000, 2002 e 2009) e das Oficinas de Canto Gregoriano de Évora (2003 e 2009).

Em Outubro de 2000 desloca-se pela primeira vez ao estrangeiro a fim de participar, a convite do Governo Federal do Brasil, no encontro Luso-Brasileiro de Canto Gregoriano que teve lugar em Brasília por ocasião dos 500 anos do Achamento do Brasil, dando um recital no Salão Negro do Senado.

Em Maio de 2010 deu o concerto inaugural das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres em Ponta Delgada.

Trata-se de um coro integrado exclusivamente por vozes masculinas e conta presentemente com catorze cantores. A direção musical está a cargo de Alberto Medina de Seiça desde a sua fundação.

O grupo é grato à Paróquia de São José de Coimbra que tem disponibilizado, desde o início, as instalações necessárias à realização dos ensaios. O produto da venda do CD Mysterium Crucis reverte para a Sé Velha deCoimbra.

Cantores

Alberto Silva - Carlos Barreiros - João André Carvalho - João Nuno Ferreira - José Gonçalo da Silva - José Miguel Perdigão - José Paulo Elvas - Luís de Moura - Luís Toscano - Mário Rui Simões - Miguel Vaz - Nuno Lavoura - Rui César Vilão - Rui Saltão.

Direção Musical

Alberto Medina de Seiça.

[+ informações em www.psalterium.com]

Marcações: Prémios Kerigma

Imprimir