Prémios Kerygma: Pe João Paulo Vaz vence o Prémio Canção 2011 com "Só Tu Senhor Te dás todo!" e o Prémio Álbum 2011 com "Palavra(s) em tempo de ruído"

Padre na Diocese de Coimbra, João Paulo Vaz nasceu a 24 de Janeiro de 1970, em Coimbra, embora as as suas origens familiares estejam em Semide, Miranda do Corvo. Após entrar no Seminário de Aveiro, em 1985, surgem as primeiras composições musicais, manifestando-se, de imediato, a opção pela autoria aos dois níveis: letra e música.

Em 1987, no Seminário Maior de Coimbra, que começam a surgir, com mais regularidade, intensidade e quantidade, as composições que marcaram o seu percurso musical. Muitas das canções hoje usadas pelo autor e publicadas são desse tempo de Seminário Maior, que vai de Outubro de 1987 a Julho de 1994.

Em Março de 1995, é ordenado sacerdote e nomeado Coordenador da Animação Religiosa do Colégio de São Teotónio, onde ficaria a leccionar.

No mês de Janeiro de 1996, é nomeado Assistente Espiritual do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil.

Em Novembro de 2000, recebe a responsabilidade da Assistência Regional do Corpo Nacional de Escutas na Região de Coimbra. Em Novembro de 2002 é nomeado pároco de Outil e, em 2007, de Portunhos e Bom Sucesso. Em Setembro de 2008, deixa o colégio de São Teotónio e em Outubro assume a Paróquia da Sanguinheira e a Capelania do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro Rovisco Pais, na Tocha. Em Outubro de 2010 deixa a responsabilidade da Pastoral Juvenil Diocesana e assume a Paróquia da Tocha.

Como se percebe facilmente, o ambiente pastoral em que passa todos estes anos de sacerdócio é o juvenil e o da formação humana e espiritual dos mais jovens. Neste sentido, as suas músicas orientam-se, na sua totalidade, para a auto-validação da pessoa humana, a capacidade de amar essencial à vida, a relação com os outros, a relação com Deus, o sentido da santidade e da perfeição.

É assim que, ainda hoje, continua a compor, numa clara opção por pôr a render os seus talentos musicais ao serviço da promoção da pessoa humana e da evangelização. São cerca de 250 as suas composições, que deixam perceber também o seu percurso de crescimento pessoal e interior, em claras fases distintas, ao longo destes quase 20 anos.

"Palavra(s) em Tempo de Ruído" é o quinto trabalho discográfico do sacerdote, reúne doze temas com letra e música da sua autoria e nasceu de um desafio lançado pelo Secretariado Diocesano da Catequese, que pediu a criação de um CD e de um livro que abordasse "as várias dimensões da Palavra, a partir do Evangelho, num tempo de tantas adversidades". Este trabalho é uma oportunidade para fazer o Encontro com a Palavra, que se faz viva em cada um, mesmo se o ruído nos perturba. É a Palavra de Deus que nos fala pela música. Uma das músicas, "Só Tu Senhor Te dás todo", venceu o Prémio Canção 2011 e está editada em castelhano, revelando a motivação do autor em levar cada vez mais longe a Palavra de Deus.

O CD tem um fio condutor mas as músicas podem ser ouvidas em diferentes momentos: na catequese, na missa, em momentos de oração, no carro. O sacerdote considera "Palavra(s) em Tempo de Ruído" como "um trabalho mais orquestral" e destaca as vozes de Henrique Vaz e Raquel Monteiro que o acompanham habitualmente nos concertos ao vivo.

A acompanhar o CD está também um livro, com o mesmo nome, que permite a exploração do tema e das letras, cuja edição é da responsabilidade do Secretariado Diocesano da Catequese, e que será, segundo o padre João Paulo Vaz, "mais uma ferramenta de trabalho para os catequistas utilizarem".

[+ informações no Myspace e Facebook]

Marcações: Prémios Kerigma

Imprimir