Cartaz do Festival Jota 2012

Em comunicado enviado ao portal Cristo Jovem, a direcção artística do Festival Jota dá-nos a conhecer melhor os artistas desda edição do festival que se realiza em Braga de 20 a 22 de Julho.


BANDA MISSIO

A Banda MISSIO foi a grande vencedora do "Teu Palco" na 4ª edição do Festival Jota, e por isso vai abrir o cartaz da edição deste ano. A banda juntou-se em 2009, sob o impulso do P. Leonel Claro, que também integra a banda, como um projecto do Centro Vocacional Juvenil (CVJ) dos Missionários Combonianos, e têm dado concertos por todo o país.

O ano de 2010 é que os lançou definitivamente, sobretudo por terem sido escolhidos como banda revelação no festival Jota e por receberem o Prémio Evangelização 2010 promovido pela associação Kerygma.


NUOVA CIVILTA

Os "Nuova Civiltà" (Nova Civilização) são uma associação italiana com 25 anos de história ligada à Família Franciscana que, em média por ano, dão cerca de uma centena de concertos em paróquias, centros prisionais e hospitalares, e comunidades de recuperação de toxicodependentes. Vêm pela primeira vez a Portugal, a convite do Jota, para mostrar este seu trabalho de evangelização que, segundo eles, é sobretudo para os que vivem mais à margem da Boa-Nova.


CORAÇÃO PROFÉTICO

Os "Coração Profético" são uma banda rock evangélica que brota do sonho dos 3 irmãos Juninho, Eduardo e Jonatã. São naturais do Brasil, mas vivem há onze anos em Portugal, mais concretamente em Setúbal.

Editaram o primeiro trabalho em 2002. Em Maio de 2008 lançam o 3º cd "Te quero", e, agora vêm ao Jota mostrar o último trabalho que editaram, "Não Vamos Parar". São uma banda com uma energia inesgotável e contagiante.


DON JOSE

José Ruiz Osuna é um sacerdote católico espanhol que confessa sentir nos concertos o mesmo que sente na Celebração da Eucaristia: energia e vontade de partilhar Jesus.

Até hoje, editou 6 discos: "Dame tu amor", "Nuevo Milénio", "Misericórdia", "Acercate", "Viviré" e "This is love", que lançou em Setembro do ano passado e que vai mostrar no concerto em Braga.

Este "Cura Rockero", como é apelidado por muitos, esteve nas duas primeiras edições do Festival Jota, na vila do Paul, na diocese da Guarda, e quem assistiu garante que será um dos pontos altos desta V edição.


PADRE VICTOR

O Victor é sacerdote e é nessa condição que se entrega à música que considera ser um meio de se aproximar dos jovens e de lhes fazer chegar o amor de Deus.

Natural de Castro d'Aire, foi no Seminário Menor de Lamego que aprofundou o seu gosto pela música. Há três anos, a convite de uma editora secular, editou o cd "Palavras". Uma dessas músicas foi seleccionada para fazer parte da banda sonora da telenovela "Sentimentos". Vai agora participar no Jota pela primeira vez.


MENDIGO DE DEUS

"Mendigo de Deus" é o projecto musical do Rui Pinto, natural de Vila Real. Em 2009 reuniu as suas composições num cd a que deu o nome de "Mendigo de Deus", expressão que considera representativa da sua forma de estar na vida. No festival Jota apresenta este cd intimista num espaço de Oração.


CLAUDINE PINHEIRO

Depois de "Água Viva", com temas em Português da Irmã Glenda, lançou "Capaz de Ti" com 8 temas originais e 4 traduzidos e adaptados do castelhano (Nico Montero / Brotes de Olivo). Foram um sucesso de evangelização e Claudine tornou-se um dos artistas católicos portugueses com mais concertos nos últimos anos. No Festival Jota, dará um concerto num espaço de Oração a que a organização chama de "lounge" por ter como objectivo de, na simplicidade, ser um espaço de intimidade com o Senhor.


LUZ JOVEM

A banda Luz Jovem pertence à Diocese de Setúbal. No palco principal apresentarão o seu primeiro álbum, "Sai de ti", resultado da sua participação, ao longo dos anos, no Festival Vicarial do Seixal, na Mostra de Bandas Católicas da Diocese, no Fátima Jovem, Festival Gaudeo e Festival Jota.


KENOSIS

Os Kenosis são uma banda rock nascida na década de 80 no sul de Espanha, em Valência. Possuem já vários álbuns e o Festival jota será a sua primeira actuação em Portugal. Aqui tocarão principalmente os temas do seu mais recente trabalho "Para la Esperanza"(2011). Para quem gosta de rock, este é um concerto a não perder!


DAVID NEUTEL

David Neutel nasceu em Moçambique, mas cresceu em Almada, onde fez os seus estudos de música. Em 2001 rumou aos Estados Unidos para estudar engenharia de som e produção na Integrity Music e desde esse ano tem-se dedicado á gravação e produção, sobretudo de álbuns cristãos, destacando-se os católicos Kyrios, Claudine Pinheiro, Banda Jota e Laetare. Em 2011 decidiu lançar-se com o seu próprio projecto, através do cd " P'ralém do Véu " e está agora para lançar novo cd. Este músico evangélico já actuou no Festival Jota em 2007, integrado na Banda Kyrios e em 2008 no concerto da Claudine Pinheiro. Como artista a solo actuará pela primeira vez no Festival Jota 2012.


BANDA JOTA

A Banda Jota é a anfitriã do Festival a que deu o nome. Natural da diocese da Guarda, tem sido uma banda referência na música católica portuguesa. A banda destaca dos últimos tempos a participação nas Jornadas Mundiais da Juventude /Madrid animando musicalmente o encontro dos jovens Portugueses. Para a Banda foi um momento de grande destaque por verem aí confirmada a sua missão de evangelizar pela música.

Foi com novo ânimo e fôlego que, regressados a Portugal, entraram em estúdio para terminar a gravação do seu terceiro álbum, Amen, com cantos eucarísticos, que irão agora apresentar no Jota 2012.


ROBERTO BIGNOLI

Roberto Bignoli é o mais conhecido cantor italiano de inspiração católica. A sua carreira artística começou aos 16 anos, cantando ao lado dos nomes mais sonantes da pop italiana. Uma das suas produções atingiu as 30.000 cópias vendidas e foi presença constante na televisão. Em 1983 mudou-se para Paris onde se converteu. Desde então dedica o seu talento artístico à evangelização. Já arrecadou alguns dos maiores prémios mundiais da Música Católica. Tem estado presente em diversas rádios e televisões, bem como nas Jornadas Mundiais da Juventude de Paris em 1996, Roma em 2000, Toronto em 2002 e em Colónia em 2005.

Em Portugal, actuará pela primeira vez no Festival Jota 2012.

Marcações: Festival Jota

Imprimir