Braga: Igreja assina protocolo com Capital Europeia da Juventude para realização de festival de música católica

Arcebispo bracarense quer que iniciativa reflita sobre as «questões existenciais» dos jovens e «ajude na procura de uma verdade espiritual»

A parceria entre a Igreja e Braga 2012 – Capital Europeia da Juventude (CEJ) para a realização do Festival Jota, que em julho vai reunir bandas de música católicas na cidade, foi elogiada esta segunda-feira pelo arcebispo bracarense.

"A colaboração franca e sincera entre as duas instituições é o único caminho possível para levar a juventude a pensar no contributo que pode dar à sociedade", salientou D. Jorge Ortiga na cerimónia de assinatura do protocolo entre a arquidiocese e a CEJ realizada em Braga, refere a edição de hoje do 'Diário do Minho'.

O prelado fez votos de que a 5.ª edição do encontro, marcada para 20 a 22 de julho junto ao Estádio 1.º de Maio, "ajude na procura de uma verdade espiritual" e se estenda a jovens de todas as confissões.

D. Jorge Ortiga pretende que o programa seja mais do que "um conjunto de iniciativas avulsas relacionadas com os jovens" e compreenda também "um olhar para as questões existenciais dessa juventude".

O representante da CEJ, Joel Pereira, afirmou que o Festival Jota sintetiza os objetivos da Capital Europeia da Juventude, que "tem uma forte componente de partilha e aposta em fornecer mais competências aos jovens".

"Quem vier a Braga vai poder gozar de uma envolvente entre o estádio e o parque de campismo, conhecer a sua história e participar num programa rico, que abrange diversas vertentes", acrescentou.

O protocolo estabelece que a CEJ disponibiliza os espaços e presta apoio logístico, facultando o alojamento no parque de campismo, adianta o Diário do Minho.

O coordenador da Pastoral Juvenil da Arquidiocese de Braga, Alberto Gonçalves, prevê que o festival de música de inspiração cristã apoiado pela Agência ECCLESIA atraia entre 1500 e dois mil jovens de Portugal, Espanha e França.

O Festival Jota é promovido pelo Departamento da Pastoral Juvenil da Diocese da Guarda e pela Banda Jota, com a edição de 2012 a ser organizada pelo Departamento Arquidiocesano da Pastoral Juvenil de Braga.

O desenvolvimento da "criatividade artística", a reflexão sobre "temas importantes para os jovens", a realização de "momentos de convívio, desporto, lazer, reflexão, partilha e oração" e o "intercâmbio de jovens, grupos e movimentos de inspiração cristã de todo o país" constituem alguns dos objetivos do Festival Jota, explica o site da iniciativa.

O cartaz inclui a participação de Banda Missio, Nuova Civilta, Coração Profético, Don José, Padre Victor, Mendigo de Deus, Claudine Pinheiro, Luz Jovem, David Neutel, Kenosis, Banda Jota e Roberto Bignoli.

Marcações: Festival Jota

Imprimir