Saboreai e Vede: Salmos para a Quaresma e Páscoa

É o CD de música cristã do momento e confesso que estava muito curioso para o ouvir e perceber se este CD mantém a tradição de boa música que associamos aos Salesianos.

E foi logo na primeira música que percebi que sim! “Saboreai e Vede” é um trabalho extremamente bem produzido e com arranjos lindíssimos que te farão ativar o botão de “repeat” do teu player.

Em comunicado, as Edições Salesianas dizem que “os arranjos conjugam o estilo clássico, presente nos violinos, com o jazz que se adivinha no saxofone. Algumas composições apresentam uma percussão discreta que acompanha o ritmo da guitarra folk e a melodia do piano.”

O álbum é composto por 13 salmos musicados por Miguel Vilela e Gi Coelho (os DBCanto) nos anos em que integraram o coro do Centro Juvenil dos Salesianos do Porto.

Confesso que quando soube que os DBCanto iam lançar um CD de salmos fiquei um pouco reticente, mas conhecendo o Vilela e a Gi como conheço, sabia que era algo ponderado e certamente muito bem feito. Finalmente pude confirmar a qualidade do álbum quando, na semana passada, recebi em casa uma caixa das Edições Salesianas com dois CD’s para divulgação.

Agarrei imediatamente no CD e quando ia para por a tocar, o pânico instalou-se... O meu portátil já não tem leitor de CD’s... Como posso fazer review a algo que não consigo ouvir? Quem como eu tem esta pequena “condicionante”, não se preocupem... Este e outros CD’s das Edições Salesianas estão disponíveis no Spotify e nas principais plataformas de streaming de música, para que os possas ouvir em qualquer suporte e em qualquer lado.
E foi precisamente no telemóvel que ouvi a emoção que Miguel Vilela coloca em cada canção que canta, a suavidade da voz de Gi Coelho, e ainda Claudine Pinheiro, Isabel Cardodo (Kyrios) e também a Banda Jota, também convidados a dar voz a este projeto que apresenta os salmos da liturgia da Quaresma e Páscoa numa sonoridade que pretende ser mais atrativa aos jovens.

Apesar de toda a produção e qualidade de “Saboreai e Vede”, as melodias são simples e percebes que facilmente se adaptam às várias realidades dos grupos corais paroquias existentes em Portugal. O problema é que, apesar de previsto, ainda não há livro de pautas editado, o que vai fazer com que alguns coros não possam usar corretamente estes salmos nas celebrações da próxima Quaresma.

Não consigo escolher uma música preferida mas destaco “O Senhor é o Meu Pastor”, “O Cálice de Benção” e claro, o salmo que dá nome ao CD, “Saboreai e Vede”. Este é de facto um albúm muito coerente e com muita qualidade, pelo que é possível que amanhã destacasse outras músicas.

Aquilo que sei é que mais do que um álbum de música cristã, “Saboreai e Vede” é um excelente recurso pastoral para a Quaresma e Páscoa. Arrisco-me a dizer que é um digno sucessor do CD N’Ele, um CD de cânticos para a eucaristia do Pe. Tarcizio Morais, editado em 2005 pelas Edições Salesianas.

Tem um excelente preço de 10 euros e está à venda nas lojas e site das Edições Salesianas.

Marcações: Opinião

Imprimir